Olá!
Falando um pouco de tecnologia, imaginem só poder fazer uma roupa que seja fiel ao formato de seu corpo. Ou melhor tendo o formato exato do objeto que quiser.
Em setembro deste ano foi apresentado um tecido que pode ser borrifado em qualquer superfície para fazer roupas, curativos, e outros artefatos que sua imaginação permitir.
Este tecido, dado o nome de Fabrican Spray-On foi desenvolvido pelo estilista Manoel Torres com a parceria de Paul Luckan especialista em tecnologia de partículas pelo Imperial College London.
Como funciona?
É só aplicar na superfície que desejar o líquido e ele seca imediatamente. Ele possui o mesmo tratamento de qualquer têxtil convencional, ou seja – é lavável, possui sua elasticidade e permite ser vestido novamente.
Como é feito?
É composto de microfibras – polímeros! Estes fazem as fibras se unirem e obtém a ajuda de um solvente que possibilita a aplicação em líquido. Após a aplicação feita por uma um spray de alta pressão o solvente se evapora ficando somente as microfibras. Essas podem ser feitas de lã, linho ou de acrílico que permite mudar as propriedades físicas e textura do tecido formado.
O pensamento de Manoel foi criar algo futurísco, sem costura, confortável e prático.
Tudo bem, o raciocínio faz sentido, afinal estamos numa sociedade cada vez mais sem tempo, com rotinas na busca do prático e a exigência do consumidor em relação a conforto cada vez aumenta mais. Mas esse tecido é viável? Será que todos possuímos o conceito de que algo justo ao nosso corpo é confortável? Ou é somente uma arte?
A possibilidade de dar formas de roupas diferenciadas como o de uma bola, ou um losango me agrada, e a partir disto formar uma proposta de roupa.
A de utilização na área da saúde também é bem interessante, afinal é uma forma de ser fiel ao nosso organismo e ao seu formato, diminuindo atritos, falhas de tecidos e etc., porém teria que ser analisado melhor como a estrutura ou até os compostos do tecido poderá ajudar, ou até agregar algum tipo de bactericida, ou substancia que for necessária dependendo do caso e necessidade.
Já existem tecidos feitos para o corpo não rejeitar e sim aderir e até eliminar após a sua função ser feita, e esta é a idéia de Luckan.
Não podemos negam que esta idéia é de fato original, mas tenho minhas dúvidas da eficácia e custo/benefício para os setores que iram utilizar. Além que ainda temos que pensar em toda a aceitação de público (em moda – sim desperta curiosidade, mas será que é vendável?), e se não há outro material que faz a mesma função e mais eficazmente.
Bom isso é tudo =]!
SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Tecido em spray é borrifado no corpo e cria roupa sob medida. 17/09/2010. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tecido-spray-borrifado-corpo. Capturado em 21/11/2010.
domingo, 21 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário