quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEM COSTURA

Hoje vou falar de uma paixão minha!!

A roupa sem costura!
Trabalhei em uma Indústria da área e acabei fazendo de TCC da USP um estudo de caso. Sendo assim vou pegar um pouco do material que colhi e explicar o processo!

Bom, para começar, vamos falar dos tecidos de malha! Eles são basicamente classificados em malharia de trama e malharia de urdume. Dentro destas divisões existem outras divisões que dependem do tipo de equipamento utilizado e o artigo produzido.O que é utilizado neste caso é de malharia circular!





O tecido de malha é feito pelo entrelaçamento dos fios dando ao tecido as seguintes características:

 Flexibilidade
 Elasticidade
 Conforto
 Baixo custo

O Sem costura vem crescendo bastante no mercado junto a busca de praticidade, conforto e qualidade do consumidor.
Esta tecnologia é vista no mercado desde 1988, mas somente em 2003 os consumidores voltaram seus olhos a eles.

No Brasil o forte desse segmento é de Underwear e Fitness !!!

As peças são feitas em cilindros de médio diâmetro, com microfibras. Os moldes das peças são feitos em um programa específico da máquina circular como se fosse uma espécie de CAD, mas em 2d.





Essa modelagem é configurada com os códigos do programa que faz a máquina ler como trabalha (faz malha), não trabalha (não faz malha) !!!! Com base nisto você pode criar diversos tipos de trabalho de malha, desenhos e efeitos.

Os cilindros respeitam exatamente os tamanhos das peças que em maioria são P, M e G!
As fibras utilizadas são basicamente, o modal, o algodão, o polipropileno, a poliamida e o elastano. Sendo assim podemos observar que são fibras que podem ter tratamentos e beneficiamento bactericidas, UV e outros. Também pode dar a possibilidade de compressão!

Uma fato é, são peças confortáveis, bonitas e modelam o corpo!
Infelizmente no Brasil nos limitamos a roupas intimas e fitness, pois essa tecnologia já esta bem avançada pela Itália e Alemanha!























0 comentários:

Postar um comentário