quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEM COSTURA

Hoje vou falar de uma paixão minha!!

A roupa sem costura!
Trabalhei em uma Indústria da área e acabei fazendo de TCC da USP um estudo de caso. Sendo assim vou pegar um pouco do material que colhi e explicar o processo!

Bom, para começar, vamos falar dos tecidos de malha! Eles são basicamente classificados em malharia de trama e malharia de urdume. Dentro destas divisões existem outras divisões que dependem do tipo de equipamento utilizado e o artigo produzido.O que é utilizado neste caso é de malharia circular!





O tecido de malha é feito pelo entrelaçamento dos fios dando ao tecido as seguintes características:

 Flexibilidade
 Elasticidade
 Conforto
 Baixo custo

O Sem costura vem crescendo bastante no mercado junto a busca de praticidade, conforto e qualidade do consumidor.
Esta tecnologia é vista no mercado desde 1988, mas somente em 2003 os consumidores voltaram seus olhos a eles.

No Brasil o forte desse segmento é de Underwear e Fitness !!!

As peças são feitas em cilindros de médio diâmetro, com microfibras. Os moldes das peças são feitos em um programa específico da máquina circular como se fosse uma espécie de CAD, mas em 2d.





Essa modelagem é configurada com os códigos do programa que faz a máquina ler como trabalha (faz malha), não trabalha (não faz malha) !!!! Com base nisto você pode criar diversos tipos de trabalho de malha, desenhos e efeitos.

Os cilindros respeitam exatamente os tamanhos das peças que em maioria são P, M e G!
As fibras utilizadas são basicamente, o modal, o algodão, o polipropileno, a poliamida e o elastano. Sendo assim podemos observar que são fibras que podem ter tratamentos e beneficiamento bactericidas, UV e outros. Também pode dar a possibilidade de compressão!

Uma fato é, são peças confortáveis, bonitas e modelam o corpo!
Infelizmente no Brasil nos limitamos a roupas intimas e fitness, pois essa tecnologia já esta bem avançada pela Itália e Alemanha!























terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tecnologias

Olá,

Eu estava reorganizando minhas pastas e encontrei um trabalho que fiz para a disciplina de Tecnologias Avançadas e Projetos Têxteis da USP junto com meus amigos mais formidáveis!

Creio que vale a pena postar aqui algumas das tecnologias apresentadas.




Tínhamos como objetivo apresentar duas novas tecnologias aplicadas em têxteis.
Apresentamos as:
• Diklatex , tecidos tecnológicos aplicados em vestuário esportivo.
• Kurz , filmes colantes


Produtos da Diklatex:



• True Life Dry

Tecnologia que simula a transpiração, transportando o suor para as camadas mais externas do tecido. Proporciona rápida absorção e evaporação da umidade, conserva a sensação de frescor, mesmo após várias lavagens da peça.

Tempo em segundos para absorção de uma gota de água de 1g pelos tecidos de mesma construção e gramatura:




Tempo em minutos para evaporação de uma gota de água de 1g através de tecidos de mesma construção e gramatura:




True Life Bio

Tecnologia que simula o sistema imunológico, prevenindo a formação de fungos, mofos e bactérias que se proliferam na umidade e calor. Assim, mantém a pele seca por mais tempo e evita odores desagradáveis.




Temos um recipiente com uma colônia de bactérias. No prato, foram colocados três tecidos: a) Tecido sem acabamento, b) Tecido mercado, c) Tecido da Diklatex. Após 48 horas, podemos avaliar os resultados.

Amostra A: Tecido sem acabamento: Os fungos e bactérias se desenvolvem e geram odores desagradáveis.

Amostra B: Tecido mercado: Os fungos e bactérias se desenvolvem moderadamente e ainda geram odores desagradáveis.

Amostra C: Tecido da Diklatex: Os fungos e bactérias não se desenvolvem e não ocorre a formação de odores desagradáveis





• True Life UV

Tecnologia que simula a função da melanina, protegendo a pele dos raios UV que ultrapassam os tecidos comuns e agridem a pele. Dependendo da fibra, da cor e da estrutura, a tecnologia True Life UV pode proteger até 10 horas de exposição ao sol.
Um tecido sem acabamento True Life UV possui um fator de proteção UPF entre 0 e 20 UPF, dependendo da fibra, estrutura e cor do tecido.
Quando aplicamos o acabamento True Life UV no tecido, o fator UPF aumenta para acima de 50 UPF, o que garante um tempo de exposição ao sol acima de 10 horas.
A leitura do UPF é feita através do Espectrofotômetro que emite raios UV sobre o tecido e faz a medição de quanto foi absorvido pelo tecido e quando foi transmitido para a pele.



• True Life Silpure

A aplicação do tratamento garante um tempo de vida útil do produto jamais visto no mercado. A proteção antimicrobiana do Ultra-Fresh Silpure é resultado de dois anos de pesquisas e estudos e usa nanotecnologia única para produzir partículas ultrafinas de prata, essenciais para facilitar a aplicação e proporcionar proteção duradoura.
O tratamento é aplicado diretamente em cada fibra do artigo, maximizando a proteção durante o tempo de vida útil do tecido. A excelente adesão da prata às fibras significa que o desempenho do tratamento antimicrobiano se mantém eficaz por repetidas lavagens.

A tecnologia True Life associada ao tratamento Silpure supera todas as expectativas no controle do odor em artigos esportivos.




















• XtremeFit Ceramic

O que é a biocerâmica?


Os cientistas japoneses conseguiram transformar em matéria-prima o que existe de melhor no sol: o raio infravermelho long (R.I.V.L.) - energia essencial para todos os seres vivos. Isso só foi possível devido à fusão, em altas temperaturas, de minerais extremamente puros, que dão origem a um composto cerâmico, denominado biocerâmica. Esse material emite uma radiação eletromagnética com comprimento de onda entre 4 e 14 mícrons, que se torna facilmente abservida pelos seres humanos, ativando as funções celulares e trazendo diversos benefícios ao organismo.
Benefícios da Biocerâmica : diminui a fadiga e estresse muscular, auxilia na prevenção de lesões musculares, ativa circulação sanguínea e melhora o desempenho físico.

• Produtos da Kurz

Leitura Técnica
• Composição: 100% poliamida
• Tamanho : 1500mm
• Indicados para couros em geral, veludo, sintéticos, tecidos e etc.
• Temperatura: 110-130 o. C
• Pressão da prensa tipo rolo: 6kgf.cm2
• Tempo de secagem: 24horas (se esse período não for respeitado, partes do desenho do foil pode ser perdida no momento da separação do foil e da base).

No momento da aplicação chega a temperatura do rolo frequentemente para evitar aplicação irregular (no momento da depilação o produto pode ter pequenas falhas na colagem caso esse procedimento não seja seguido).
Não aplicar em tecidos muito macios, pois este sofre enrugamento com facilidade e danifica o acabamento.
Evitar contato direto do rolo quente de ferro sobre o GLOBAL FOIL ACQUA. Isso pode danificar o papel, use calor indireto.
Após a aplicação do GLOBAL FOIL ACQUA, foils convencionais podem ser utilizados sobre o produto aplicado para dar acabamento diferenciado.
Maquinário para a aplicação:
• Prensa térmica: boca de jacaré, sistema de gaveta.




















Exemplos de texturas:






















Dados tirados de: http://www.diklatex.com.br/ e http://www.globaltradebrasil.com.br/

Polyp

Acredito que seja o cesto de roupa mais eficaz que já vi. Helen Esteiner criou o cesto que enfeita a parede, tem a praticidade de acumular roupas da mesma cor e tipo de lavagem e ainda possui o volume ideal para a carga da máquina.

A sua abertura é côncava, que desta maneira não permite a roupa cair, nem em sua retirada, a alimentação é feita pelo orifício frontal. Permite também o transporte da roupa com facilidade.

Bom, não sei se me da uma boa impressão esse enfeite de roupa suja, mas que é uma ótima idéia para tirar aquele cesto do chão do banheiro, que além de ocupar espaço, os que vi até hoje são bem feios (salve algumas exceções), é uma solução limpa, pratica, otimiza o espaço ocupado e até que não ficaria feio.

Além de que.... quem lava roupa sabe que é um saco e ainda faz uma boa bagunça separa por cor, tecido e etc., este cesto já lhe condiciona a se organizar... ai fica prático..
É tirar da parede e MÁQUINA! SIMPLES!